Blog

A importância do seguro para equipamentos agrícolas

equipamentos agrícolas

A importância do seguro para equipamentos agrícolas

27 de junho de 2022

Tempo de Leitura: 4 minutos

Quando falamos de seguro rural, lembramos rapidamente do seguro para a produção agrícola. Porém, os equipamentos agrícolas são bens essenciais e estão diretamente ligados à eficiência das propriedades rurais. Assim, nada mais justo do que proteger esse patrimônio também.

Dessa forma, conheça melhor esse tipo de cobertura e veja como as seguradoras podem atuar com maior assertividade no mercado!

Seguro rural vai além da produção

É claro que a produção agrícola tem grande protagonismo. Até por isso, o Programa de Seguro Rural (PSR) tem subvenção federal para dezenas de culturas que compõem o agronegócio brasileiro.

Porém, o seguro para equipamentos agrícolas é um complemento importante para essa rotina das propriedades rurais, porque ele traz a tranquilidade necessária para seguir com a produção sem prejuízos financeiros.

O seguro para máquinas agrícolas é importante pois são equipamentos de altíssimo valor, na casa de milhões. E, em caso de sinistro, o proprietário perde a máquina e também pode atrasar suas operações de plantio, preparo de solo, colheita, etc.

Assim como a terra, as máquinas também estão expostas aos riscos naturais. Porém há o agravante de que esses bens podem sofrer outros tipos de problemas, como roubo ou até mesmo acidentes durante a sua operação. 

Por essa razão, grandes seguradoras do país têm linhas de seguro voltadas para os equipamentos agrícolas, com coberturas específicas para tratores, colheitadeiras e outros maquinários que auxiliam o cultivo no campo.

Nova call to action

Motivos para oferecer o seguro de equipamentos agrícolas

Esse tipo de seguro tem o objetivo de proteger as máquinas que fazem parte da produção agrícola. Como são equipamentos físicos, esse tipo de seguro é parecido com o de automóveis, que é um dos mais tradicionais no país. Logo, é possível ter mais flexibilidade e rapidez na liberação.

Conheça algumas vantagens de ter o seguro para equipamentos agrícolas no seu portfólio de produtos:

  • gera mais tranquilidade para as atividades agrícolas;
  • produtores contratam o seguro para evitar prejuízos inesperados dentro da lavoura;
  • por se tratar de equipamentos físicos, o procedimento de aceitação e monitoramento dos riscos é mais direto.

Principais riscos para equipamentos agrícolas

Os equipamentos agrícolas estão submetidos a uma série de riscos durante a sua operação. Naturalmente, as seguradoras vêm se adaptando para oferecer os produtos que se adaptem melhor às necessidades dos empreendedores do campo.

É possível separar as apólices de seguros em dois tipos. O primeiro deles são as coberturas básicas, que aparecem em qualquer seguradora:

  • roubos e furtos;
  • danos físicos (acidente, colisão, capotamento, etc);
  • danos acidentais por água;
  • fenômenos naturais (raio, vendaval, granizo);
  • incêndios e explosões.

Além disso, há também coberturas adicionais, que são aquelas oferecidas como um produto extra e o cliente tem a liberdade para contratar ou não:

  • pagamento do aluguel do equipamento;
  • danos elétricos;
  • entrega;
  • responsabilidade civil.

Nova call to action

Um dos segredos para atrair um maior número de clientes é investir em inovação e desenvolver produtos mais sofisticados, que sejam na medida para o que a propriedade precisa. Para isso, o auxílio da tecnologia e o acesso a dados confiáveis faz toda a diferença para mensurar corretamente os riscos.

O mercado de seguro rural está em expansão e ainda tem muito espaço para crescer — isso inclui a cobertura para equipamentos agrícolas. Portanto, existem ótimas oportunidades para aproveitar esse segmento, mas é importante desenvolver análises mais rápidas e digitais, além da regularização de sinistros.

 


A Agrotools é referência em tecnologia para o agro e nossas soluções para Seguro Rural são utilizadas com sucesso pelos principais players do mercado. Tenha visão completa das operações e riscos envolvidos, para tornar sua operação mais ágil, segura e lucrativa.
Conheça nossas soluções para Seguro Rural e gerencie melhor sua carteira de clientes com todas as análises que você precisa ao alcance de um clique!

Quero saber mais

Relacionados

Dois bois parados próximos à cerca de um curral olhando para a foto

Entenda o seguro pecuário, também conhecido como seguro de gado

Seguro agrícola: o que é, tipos e benefícios para o agronegócio brasileiro

Condições climáticas e a demanda por seguro rural nos próximos anos

Solicitar Orçamento