Blog

Dados meteorológicos: como usá-los no agro e prevenir riscos

Dados meteorológicos: como usá-los no agro e prevenir riscos

7 de fevereiro de 2023

Tempo de Leitura: 7 minutos

Os dados meteorológicos são relevantes para o planejamento das atividades diárias na empresa e avaliações de risco, devido às  mudanças climáticas.

O agronegócio moderno exige que sejam utilizadas diversas ferramentas e dados para o aperfeiçoamento e maior eficiência na gestão de negócios que se relacionam direta ou indiretamente com as atividades produtivas no campo. Dentre eles estão os dados meteorológicos, os quais são essenciais para avaliações sobre o passado, traçar estratégias para o presente e predizer com a maior acurácia possível o futuro, reduzindo, assim, os riscos atrelados à produção e perdas.

Veja neste artigo a importância dos dados meteorológicos para o agronegócio e como utilizá-los em sua empresa, por meio das soluções da Agrotools. Boa leitura!

Quais são os dados meteorológicos?

São dados meteorológicos as informações sobre o regime pluviométrico (chuvas) de uma região, a temperatura média, horas luz, a direção predominante do vento e a umidade relativa do ar, variações sazonais, previsões de secas ou geadas, entre outros. Todos esses aspectos são influenciados pelas condições físicas e geográficas de cada localidade, e considerando que o Brasil possui dimensões continentais, isso pode se tornar um desafio.

Os dados meteorológicos, neste sentido, são um conjunto de informações sobre fenômenos atmosféricos que acontecem em determinada região e época, observados durante o período de 30 anos.

Em um ano, ocorrem eventos diversos influenciados pelos fatores climáticos que caracterizam, assim, o clima de uma região, como a temperatura do ar, radiação solar, ventos, umidade, precipitação e pressão atmosférica.

As características que definem o conjunto de fatores climáticos dizem respeito à latitude, altitude, relevo, continentalidade e maritimidade, correntes marítimas, circulação geral da atmosfera e massas de ar.

Além disso, existe ainda o tempo, que é o estado da atmosfera em um dado instante, podendo mudar constantemente – num mesmo dia e local pode chover e fazer sol.

A coleta e análise dos dados meteorológicos é de interesse da humanidade desde os tempos antigos, com os primeiros instrumentos de medição datados da idade média.

Mas, talvez, esses dados nunca tiveram um grau de importância tão grande como na atualidade, devido às mudanças climáticas, que afetam diretamente a produção de alimentos e ameaçam a sobrevivência da humanidade.

Por isso, no agronegócio, os dados meteorológicos constituem informações essenciais que devem ser utilizadas com sabedoria para a construção de estratégias com vistas à prevenção e redução de riscos às atividades agrícola e pastoril.

Como conseguir dados meteorológicos?

Os dados meteorológicos são disponibilizados  em várias fontes oficiais, tais como:

  • INPE(Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais);
  • INMET (Instituto Nacional de Meteorologia);
  • ou CEPAGRI (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

No site dessas instituições, é possível ter acesso a informações relativas à estiagem, precipitações, condições ideais para o manejo fitossanitário, irrigação e manejo do solo.

As informações auxiliam a planejar melhor as atividades agrícolas e minimizar riscos.

Mas você pode conseguir esses dados, de forma reunida e organizada, que estão atreladas à sua carteira de fornecedores ou clientes, no marketplace da Agrotools, como explicaremos mais adiante.

Climatologia agrícola: conhecimento que evita perdas

Por conta da importância dos dados meteorológicos para as atividades agropecuárias, nasceu o conceito de climatologia agrícola, que estuda os fenômenos climatológicos ligados à produção animal e agrícola, visando evitar perdas críticas na produção.

Mesmo com os avanços tecnológicos e científicos, o clima continua sendo a principal variável da produção agrícola.

E as mudanças climáticas interferem não só no regime de chuvas, ventos e outros fenômenos, como também na incidência de pragas e doenças.

Na criação de animais, os impactos estão relacionados à diminuição da disponibilidade de grãos para a alimentação do gado, maior incidência de pragas nas pastagens e forragens de baixa qualidade.

A temperatura alta, segundo a pesquisadora Magda Aparecida de Lima, da Embrapa Meio Ambiente, é um dos fatores que mais afeta o gado, “pois causa estresse, influencia na produção de leite e na reprodução dos animais”.

Por isso, o conhecimento sobre eventos climáticos é fundamental para evitar ou reduzir prejuízos na produção, o que interfere no pagamento de sinistros previstos no Seguro Rural.

No 1º trimestre de 2022, por exemplo, foram pagos R$ 5,8 bilhões em indenizações, devido aos sinistros causados pelo clima (seca e geada) nas lavouras de soja e milho, em 2021, com impactos no PIB (Produto Interno Bruto) agrícola – redução de 8% no mesmo período.

Isso afeta não só quem produz no campo, mas quem compra, vende e financia as atividades agrícolas e pastoris, sobretudo as grandes empresas. E isso acaba repercutindo também no preço ao consumidor final.

Nos últimos anos, com o crescimento do setor agrícola no Brasil, tem sido grande os investimentos de empresas, que também estão atentas aos fenômenos climáticos por conta dos riscos que eles oferecem à produção de alimentos.

Por isso, muitas delas estão investindo no mercado de carbono, com vistas à redução da emissão de gases poluentes da camada de ozônio.

Como a Agrotools auxilia na redução dos riscos climáticos

A Agrotools possui ferramentas que identificam padrões de comportamento climático em regiões específicas, o que auxilia na mitigação de riscos por meio da análise de dados.

Uma delas é o Pixel de Previsão do Tempo para Safra, onde você acessa facilmente os dados da previsão do tempo, com atualizações diárias.

Com o uso desse pixel, você consegue visualizar informações que interferem no rendimento da lavoura e impactam diretamente o resultado da sua produção.

A ferramenta usa a inteligência artificial para antecipar dados sobre o clima de uma região por um período predeterminado e informar empresas que se relacionam com o campo sobre temperatura, umidade absoluta, ventos, luminosidade, dentre outros. 

Produtores rurais também são informados sobre isso.

Já a API Histórico de Temperatura no campo, da Agrotools, permite analisar históricos de 20 anos dos dados meteorológicos de determinado local – basta ter a coordenada geográfica.

Você consegue obter os seguintes dados:

  • histórico de temperatura mínima, média e máxima;;
  • padrões de comportamento climáticos;
  • mitigar riscos climáticos através da análise de dados;
  • minimizar perdas na produção;
  • facilitar a obtenção de crédito e seguro rural.

Conclusão

A análise de dados meteorológicos e o acompanhamento das condições do clima são atividades que devem ser feitas diariamente para uma produção agrícola eficiente.

Mas para isso dar certo, se faz necessário você utilizar ferramentas digitais, como o Pixel de Previsão do Tempo para Safra e o API Histórico de Temperatura no campo.

Ambos vão te dar condições de monitorar o clima e prever situações cujos efeitos você pode antecipar e se precaver, reduzindo, assim, os seus impactos.

Consulte agora as soluções da Agrotools para o monitoramento e análise de dados meteorológicos e tenha mais assertividade nas atividades agrícolas e pastoris.

Relacionados

Homem abaixado em plantação com tablet nas mãos. Ao lado dele, há gráficos de análise de dados sobre agricultura de precisão.

Agricultura de precisão e geoprocessamento: qual a relação?

Um campo verde com ícones que representam as análises e inteligência de dados.

Como a análise e inteligência de dados no agronegócio ajuda nas negociações

Um homem dirigindo um trator enquanto outro homem está ao seu lado fazendo sulco da lavoura. Em volta de ambos, há um círculo branco com minicírculos ao redor contendo ícones que representam os riscos climáticos.

Riscos climáticos: como a tecnologia favorece as operações do agronegócio

Solicitar Orçamento