Blog

A agrometeorologia: entenda a importância dos dados climáticos para a produtividade no campo

A agrometeorologia: entenda a importância dos dados climáticos para a produtividade no campo

A agrometeorologia: entenda a importância dos dados climáticos para a produtividade no campo

28 de junho de 2021

Tempo de Leitura: 5 minutos

Você, produtor, sabe como a agrometeorologia impacta a produtividade no campo? Já usa dados meteorológicos para dar mais eficiência às suas práticas de cultivo e criação? 

E você, que financia, assegura ou compra matéria-prima de territórios rurais, entende como as condições climáticas podem afetar seus negócios? 

Quem respondeu “não” a qualquer uma dessas perguntas, precisa ler o conteúdo a seguir, que mostra a importância de ter acesso a dados climáticos para alcançar melhores resultados em práticas no segmento agro. Confira. 

Nova call to action

 

O que é agrometeorologia

Também chamada de meteorologia agrícola, a agrometeorologia estuda a interação dos fenômenos meteorológicos e seus impactos na cadeia produtiva do sistema agropecuário. E suas técnicas são fundamentais na tomada de decisão em diversas áreas e etapas do agronegócio, como o planejamento agrícola por exemplo. 

O acesso às informações agrometeorológicas torna possível para o agricultor racionalizar o uso de recursos como água e energia, o que viabiliza a prática de uma agricultura ecologicamente correta e cada vez mais rentável. 

A relação clima X agricultura

A agricultura é a atividade econômica que mais depende das condições climáticas. Além de influenciar o crescimento, o desenvolvimento e a produtividade das culturas, o clima afeta também a relação das plantas com insetos e microrganismos, favorecendo ou não o aparecimento de pragas e doenças. 

Muitas práticas agrícolas de campo, como o preparo do solo, a semeadura, a adubação, a irrigação, as pulverizações e a colheita, dentre outras, dependem também de condições específicas de tempo e umidade no solo para que possam ser realizadas de forma adequada.

A preocupação crescente com o aumento da população mundial, com a degradação dos recursos naturais, com as mudanças climáticas e com a sustentabilidade da agricultura e da pecuária tem exigido esforços no desenvolvimento de práticas agrícolas mais sustentáveis, inclusive a partir do melhor entendimento das relações entre as atividade no campo e o clima.

Qual a importância das informações agrometeorológicas para a prática da agricultura 

As informações agrometeorológicas consideram os dados meteorológicos associados às demandas dos cultivos e rebanhos, com o objetivo de estimar os impactos dessas necessidades sobre as práticas agrícolas, e por isso é muito importante monitorá-las.

Monitoramento agrometeorológico

O monitoramento agrometeorológico consiste na coleta sistemática e contínua de dados meteorológicos para a produção de informações de interesse ou uso agrícola. 

Para viabilizar esse monitoramento de forma efetiva, deve-se usar sistemas que integrem de forma coordenada e simultânea as funções de coleta, transmissão e processamento de dados, que podem fornecer informações atualizadas quase que em tempo real.

Quais práticas agrícolas são beneficiadas pelos dados da agrometeorologia

Diversas práticas agrícolas podem ser beneficiadas pelas informações agrometeorológicas, incluindo:

  • estimativas de produtividade
  • previsão da qualidade da produção
  • verificação da pressão ocorrida por estresse
  • monitoramento da disseminação de pragas e doenças

Além disso, ter acesso às informações da meteorologia agrícola permite: 

  • maximizar a produtividade de lavouras e pastos 
  • fazer melhor aproveitamento de insumos
  • tomar decisões que garantam mais eficiência e eficácia do sistema produtivo.

Como as soluções digitais da Agrotools auxiliam na coleta de informações agrometeorológicas 

Depois de conhecer e entender o papel das informações agrometeorológicas no desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável e produtiva, é fundamental compreender também a importância de contar com recursos que deem acesso a tais dados, caso das soluções oferecidas pela Agrotools, maior AgTech da América Latina:

Pixel de Previsão Climática 

O Pixel de Previsão Climática é uma ferramenta da Agrotools que usa satélites e algoritmos para antecipar dados climáticos de uma região por um período predeterminado e informar empresas que se relacionam com o campo, e também o produtor rural, sobre possíveis períodos de muito sol, estiagem, cheias, excesso de vento, geadas e outras condições climáticas que interferem na safra. 

API Histórico de Temperatura no campo

Acessível para todos os agentes da cadeia agro, a Fuction de Histórico de Temperatura no campo retorna o histórico de temperaturas (mínima, média e máxima) dos últimos [20] anos referente à um determinado local (uma fazenda ou uma coordenada)

  • Obter dados referentes ao histórico de temperatura mínima, média e máxima de determinado local;
  • Identificar padrões de comportamento climáticos em regiões específicas de maneira precisa;
  • Mitigar possíveis riscos climáticos através da análise de dados históricos;
  • Facilitar a obtenção de crédito e seguro rural após identificação de riscos climáticos.


Tecnologia sob medida para sua necessidade e orçamento

Na Agrotools você encontra planos flexíveis para aquisição de ferramentas Saas prontas para uso ou APIs fáceis de integrar no seu próprio sistema. Em poucos cliques, faça análises e monitoramentos de territórios 100% digital. Reduza riscos e custos nas operações e garanta mais agilidade à sua equipe.

 IR PARA A LOJA

 

Relacionados

Homem abaixado em plantação com tablet nas mãos. Ao lado dele, há gráficos de análise de dados sobre agricultura de precisão.

Agricultura de precisão e geoprocessamento: qual a relação?

Um campo verde com ícones que representam as análises e inteligência de dados.

Como a análise e inteligência de dados no agronegócio ajuda nas negociações

Um homem dirigindo um trator enquanto outro homem está ao seu lado fazendo sulco da lavoura. Em volta de ambos, há um círculo branco com minicírculos ao redor contendo ícones que representam os riscos climáticos.

Riscos climáticos: como a tecnologia favorece as operações do agronegócio

Solicitar Orçamento