Veja como aplicar a imagem de satélite dentro da operação da sua empresa
1 de dezembro de 2022
Tempo de Leitura: 6 minutos
O monitoramento dos territórios e propriedades é algo de extrema importância para as empresas e instituições financeiras que se relacionam com o agro. Por muito tempo, essa não foi uma tarefa fácil, mas o advento da imagem de satélite trouxe novos caminhos.
Entre as possibilidades, está a de acompanhar o desenvolvimento de uma vegetação diretamente na tela do computador, por exemplo. Na era da informação, esses dados impactam diretamente na rentabilidade da sua companhia.
Existe a crença enganosa de que esse tipo de solução digital é muito cara e não é viável para empresas de pequeno e médio porte. Porém, isso é uma falácia. Como você verá mais à frente no texto, é possível fazer análises rápidas e seguras com um investimento acessível.
Quer entender como a imagem de satélite pode ser útil para as suas operações? Siga por aqui!
Diferença entre imagem de satélite e imagem aérea
Primeiramente, vale explicar a diferença entre esses dois tipos de imagem: satélite e aérea. A aérea são fotografias, que podem ser tiradas por drones ou aviões, por exemplo. Elas são de diferentes tipos, com variação no ângulo, escala e até mesmo no tipo de filme.
Muito utilizada por empresas que precisam acompanhar determinada área, ela tem a vantagem de que, em altitudes mais baixas, pode ter uma riqueza maior de detalhes. Só que, por outro lado, não é garantia de que há um acompanhamento contínuo dos mesmos territórios.
Dessa forma, a imagem de satélite é um produto mais avançado, porque é uma tecnologia mais recente. Suas altitudes ultrapassam os 60 mil pés e, apesar de alguns detalhes não serem tão ricos, ela é ideal para acompanhar as condições meteorológicas e rastreamento de tempestades.
Além disso, elas orbitam a terra com regularidade e permitem um monitoramento mais assertivo, porque é mais fácil obter imagens repetidas e atualizadas. Por fim, como são 100% digitais, elas são facilmente integradas ao sistema das empresas — esse é justamente um dos tópicos que vamos abordar mais à frente.
Motivos para usar a imagem de satélite dentro da sua estratégia
As imagens de satélite são acessadas em alta resolução e indicam um retrato fotográfico do território pesquisado com maior precisão. Por isso, elas podem ser utilizadas em diferentes contextos.
Confira algumas aplicações da imagem de satélite e seus efeitos práticos dentro do agronegócio!
- É uma ferramenta interessante para fazer interpretações de imagens, como acompanhar o índice de vegetação em determinada propriedade.
- Permite que os tomadores de decisão saibam, com antecedência, se o desenvolvimento daquela lavoura está dentro do esperado e planejar possíveis consequências.
- Dispensa a necessidade de vistorias presenciais, que são custosas e nem sempre cumprem o objetivo com eficiência. Com as imagens de satélite, a empresa tem um panorama do local sem a necessidade de sair de casa ou do escritório.
- Outra aplicação é como um mapa-base para ilustrar um relatório, que indica oportunidades de negócio, por exemplo.
Landsat ou Sentinel: como funciona cada tipo de satélite?
Dentro do marketplace da Agrotools, nossos clientes encontram dois tipos diferentes de imagens de satélite: Landsat e Sentinel. É comum que haja algumas dúvidas sobre as suas aplicações. Logo, veja abaixo um resumo de cada tecnologia!
Landsat
É um programa especial norte-americano, que foi criado há algumas décadas, mais precisamente no período da Guerra Fria. Seu objetivo é a frequência, monitoramento histórico e resolução espacial, entre outros pontos. O pixel deve ter pelo menos 30 metros para ser identificado.
A frequência de acompanhamento é de 15 dias, ou seja, é possível ver a mesma imagem atualizada depois de duas semanas. O seu ponto forte é o histórico de dados, porque como ele existe há quase 50 anos, há uma base maior para acompanhar a evolução histórica daquele território em questão.
Sentinel
Por outro lado, o Sentinel é uma tecnologia mais recente, sendo um satélite que foi lançado à órbita da Terra em abril de 2014, com outro na sequência em 2016. Portanto, ele não tem o histórico de dados do seu “concorrente”, sem informações antes desse período.
Só que essa imagem de satélite tem algumas vantagens que, no longo prazo, podem favorecer o seu uso. Uma delas é que a sua frequência é de cinco dias, ou seja, as atualizações são mais rápidas. Além disso, o pixel mínimo é de 10 metros, então há uma riqueza maior na identificação.
Por que usar as imagens de satélite fornecidas pela Agrotools?
O grande diferencial da Agrotools é que, por meio do AT Market, as empresas não precisam investir altos valores para ter acesso à imagem de satélite. Isso ocorre porque, dentro do marketplace, as solicitações podem ser adquiridas em planos flexíveis e têm custo otimizado.
Logo, aquela sensação de que o acesso a essa tecnologia estava distante de sua empresa ficou no passado. Sendo assim, é possível aproveitar análises rápidas, seguras e simplificadas com um investimento que cabe no orçamento e não compromete a rentabilidade do negócio.
Na verdade, os ganhos financeiros são reais, porque as imagens de satélite são uma ferramenta importante para fazer o monitoramento remoto das lavouras, por exemplo, sem a necessidade de enviar peritos com frequência ao local.
Assim, uma instituição financeira que trabalha com crédito rural pode acompanhar o índice de vegetação, ao mesmo tempo em que uma empresa que tem fornecedores no campo pode verificar a produção e garantir um desenvolvimento sustentável das suas operações, entre outras aplicações.
Por fim, mas não menos importante, a imagem de satélite é fornecida pela Agrotools por meio de uma API, que é integrada diretamente no sistema utilizado pela empresa. Com isso, o acesso é facilitado, com imagens atualizadas e ótima resolução para utilizar as análises dentro da sua estratégia.
A imagem de satélite é o que há de mais moderno no geomonitoramento remoto e é uma ferramenta poderosa nas análises realizadas no campo. A melhor notícia é que, por meio do AT Market, o seu acesso é mais democrático, auxiliando nas decisões tomadas pelas empresas que estão inseridas no agronegócio.
Ficou interessado(a) em saber como funciona a API de imagem de satélite da Agrotools? Veja nos próximos links os impactos positivos do Landsat e Sentinel em suas operações e faça a requisição sob medida para as suas necessidades!