Blog

Veja como aplicar a imagem de satélite dentro da operação da sua empresa

Veja como aplicar a imagem de satélite dentro da operação da sua empresa

Veja como aplicar a imagem de satélite dentro da operação da sua empresa

1 de dezembro de 2022

Tempo de Leitura: 6 minutos

O monitoramento dos territórios e propriedades é algo de extrema importância para as empresas e instituições financeiras que se relacionam com o agro. Por muito tempo, essa não foi uma tarefa fácil, mas o advento da imagem de satélite trouxe novos caminhos.

Entre as possibilidades, está a de acompanhar o desenvolvimento de uma vegetação diretamente na tela do computador, por exemplo. Na era da informação, esses dados impactam diretamente na rentabilidade da sua companhia.

Existe a crença enganosa de que esse tipo de solução digital é muito cara e não é viável para empresas de pequeno e médio porte. Porém, isso é uma falácia. Como você verá mais à frente no texto, é possível fazer análises rápidas e seguras com um investimento acessível.

Quer entender como a imagem de satélite pode ser útil para as suas operações? Siga por aqui!

Diferença entre imagem de satélite e imagem aérea

Primeiramente, vale explicar a diferença entre esses dois tipos de imagem: satélite e aérea. A aérea são fotografias, que podem ser tiradas por drones ou aviões, por exemplo. Elas são de diferentes tipos, com variação no ângulo, escala e até mesmo no tipo de filme.

Muito utilizada por empresas que precisam acompanhar determinada área, ela tem a vantagem de que, em altitudes mais baixas, pode ter uma riqueza maior de detalhes. Só que, por outro lado, não é garantia de que há um acompanhamento contínuo dos mesmos territórios.

Dessa forma, a imagem de satélite é um produto mais avançado, porque é uma tecnologia mais recente. Suas altitudes ultrapassam os 60 mil pés e, apesar de alguns detalhes não serem tão ricos, ela é ideal para acompanhar as condições meteorológicas e rastreamento de tempestades.

Além disso, elas orbitam a terra com regularidade e permitem um monitoramento mais assertivo, porque é mais fácil obter imagens repetidas e atualizadas. Por fim, como são 100% digitais, elas são facilmente integradas ao sistema das empresas — esse é justamente um dos tópicos que vamos abordar mais à frente.

Motivos para usar a imagem de satélite dentro da sua estratégia

As imagens de satélite são acessadas em alta resolução e indicam um retrato fotográfico do território pesquisado com maior precisão. Por isso, elas podem ser utilizadas em diferentes contextos.

Confira algumas aplicações da imagem de satélite e seus efeitos práticos dentro do agronegócio!

  • É uma ferramenta interessante para fazer interpretações de imagens, como acompanhar o índice de vegetação em determinada propriedade.
  • Permite que os tomadores de decisão saibam, com antecedência, se o desenvolvimento daquela lavoura está dentro do esperado e planejar possíveis consequências.
  • Dispensa a necessidade de vistorias presenciais, que são custosas e nem sempre cumprem o objetivo com eficiência. Com as imagens de satélite, a empresa tem um panorama do local sem a necessidade de sair de casa ou do escritório.
  • Outra aplicação é como um mapa-base para ilustrar um relatório, que indica oportunidades de negócio, por exemplo.

 

Nova call to action

Landsat ou Sentinel: como funciona cada tipo de satélite?

Dentro do marketplace da Agrotools, nossos clientes encontram dois tipos diferentes de imagens de satélite: Landsat e Sentinel. É comum que haja algumas dúvidas sobre as suas aplicações. Logo, veja abaixo um resumo de cada tecnologia!

Landsat

É um programa especial norte-americano, que foi criado há algumas décadas, mais precisamente no período da Guerra Fria. Seu objetivo é a frequência, monitoramento histórico e resolução espacial, entre outros pontos. O pixel deve ter pelo menos 30 metros para ser identificado.

A frequência de acompanhamento é de 15 dias, ou seja, é possível ver a mesma imagem atualizada depois de duas semanas. O seu ponto forte é o histórico de dados, porque como ele existe há quase 50 anos, há uma base maior para acompanhar a evolução histórica daquele território em questão.

Sentinel

Por outro lado, o Sentinel é uma tecnologia mais recente, sendo um satélite que foi lançado à órbita da Terra em abril de 2014, com outro na sequência em 2016. Portanto, ele não tem o histórico de dados do seu “concorrente”, sem informações antes desse período.

Só que essa imagem de satélite tem algumas vantagens que, no longo prazo, podem favorecer o seu uso. Uma delas é que a sua frequência é de cinco dias, ou seja, as atualizações são mais rápidas. Além disso, o pixel mínimo é de 10 metros, então há uma riqueza maior na identificação.

Por que usar as imagens de satélite fornecidas pela Agrotools?

O grande diferencial da Agrotools é que, por meio do AT Market, as empresas não precisam investir altos valores para ter acesso à imagem de satélite. Isso ocorre porque, dentro do marketplace, as solicitações podem ser adquiridas em planos flexíveis e têm custo otimizado.

Logo, aquela sensação de que o acesso a essa tecnologia estava distante de sua empresa ficou no passado. Sendo assim, é possível aproveitar análises rápidas, seguras e simplificadas com um investimento que cabe no orçamento e não compromete a rentabilidade do negócio.

Na verdade, os ganhos financeiros são reais, porque as imagens de satélite são uma ferramenta importante para fazer o monitoramento remoto das lavouras, por exemplo, sem a necessidade de enviar peritos com frequência ao local. 

Assim, uma instituição financeira que trabalha com crédito rural pode acompanhar o índice de vegetação, ao mesmo tempo em que uma empresa que tem fornecedores no campo pode verificar a produção e garantir um desenvolvimento sustentável das suas operações, entre outras aplicações.

Por fim, mas não menos importante, a imagem de satélite é fornecida pela Agrotools por meio de uma API, que é integrada diretamente no sistema utilizado pela empresa. Com isso, o acesso é facilitado, com imagens atualizadas e ótima resolução para utilizar as análises dentro da sua estratégia.

A imagem de satélite é o que há de mais moderno no geomonitoramento remoto e é uma ferramenta poderosa nas análises realizadas no campo. A melhor notícia é que, por meio do AT Market, o seu acesso é mais democrático, auxiliando nas decisões tomadas pelas empresas que estão inseridas no agronegócio.

Ficou interessado(a) em saber como funciona a API de imagem de satélite da Agrotools? Veja nos próximos links os impactos positivos do Landsat e Sentinel em suas operações e faça a requisição sob medida para as suas necessidades!

Relacionados

Homem abaixado em plantação com tablet nas mãos. Ao lado dele, há gráficos de análise de dados sobre agricultura de precisão.

Agricultura de precisão e geoprocessamento: qual a relação?

Um campo verde com ícones que representam as análises e inteligência de dados.

Como a análise e inteligência de dados no agronegócio ajuda nas negociações

Um homem dirigindo um trator enquanto outro homem está ao seu lado fazendo sulco da lavoura. Em volta de ambos, há um círculo branco com minicírculos ao redor contendo ícones que representam os riscos climáticos.

Riscos climáticos: como a tecnologia favorece as operações do agronegócio

Solicitar Orçamento