Blog

Como a Agrotools ajuda as startups Agfintechs a superar desafios

Como a Agrotools ajuda as startups Agfintechs a superar desafios

Como a Agrotools ajuda as startups Agfintechs a superar desafios

28 de abril de 2022

Tempo de Leitura: 6 minutos

À medida que o mundo avança para uma era cada vez mais digital, o mesmo acontece com o setor Agro. Com os novos avanços tecnológicos, surge um novo conjunto de desafios que as startups agfintechs estão enfrentando e trabalhando arduamente para resolver.

De fato, o agronegócio está passando por uma transformação digital. Os agricultores estão usando cada vez mais sensores, análise de dados e outras tecnologias para melhorar os rendimentos e diminuir os insumos. Essa mudança cria novas oportunidades para startups agfintechs.  

Indiscutivelmente, o maior desafio para essas startups é ajudar o Produtor Rural a acessar o capital necessário para investir em novas tecnologias e na produção. Instituições financeiras tradicionais como: bancos, cooperativas, tradings e outras, muitas vezes são desafiadas na hora de conceder crédito e gerenciar riscos durante as análises de territórios e produtores. 

Nesta postagem do blog, exploraremos esses desafios e destacaremos como a Agrotools pode ajudar as startups agfintechs a superá-los.

O Agronegócio está progredindo cada vez mais na era digital, trazendo novos desafios para startups agfintechs resolverem

Como resultado do avanço tecnológico, as startups agfintechs precisam encontrar formas inovadoras, ágeis e seguras de financiar o produtor rural. Na prática, as empresas de inovação estão buscando soluções inovadoras para ajudar os produtores a financiar suas operações, gerenciar riscos e comercializar commodities

O setor das startups agfintechs ainda está dando seus primeiros passos, mas está crescendo rapidamente. De acordo com o Radar Agtech 2020/2021, o número de empresas de inovação no setor agro chegou a 1.574, se destacando os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, e a Agrotools tem sido fundamental nesse desenvolvimento.

Nos próximos anos, essas startups desempenharão um papel cada vez mais importante no apoio ao setor do agronegócio.

Uma das principais dificuldades das startups agfintechs para realizar a gestão de riscos é ter a disposição a solução certa para avaliar e mitigar os riscos do financiamento no agronegócio, seja analisando o CAR, arquivos vetoriais, além do CPF ou CNPJ do agente relacionado ao território.

Como qualquer gestor sabe, o gerenciamento de riscos é uma questão crítica no controle de qualquer negócio  bem-sucedido. 

Fatores como custo para desenvolver a solução internamente, ou a padronização das análises que previnem riscos: moral, de imagem, desempenho, de mercado, risco legal e até mesmo Score de conformidade por CPF ou CNPJ, além da prevenção de sinistros, tornam-se fatores determinantes que desempenham um papel crítico na determinação da solução certa para realizar a gestão de risco e garantir a conexão completa e segura entre o território e as instituições financeiras.

Os fatores de risco

Custo para desenvolver a solução internamente

Este é um dos maiores desafios enfrentados pelas startups agfintechs. Existem vários custos associados ao desenvolvimento de uma solução, como pesquisa e desenvolvimento, marketing e aquisição de clientes. 

De acordo com o site Glassdoor, por exemplo, o salário de um desenvolvedor pode variar entre R$ 3.434,00 e R$ 10.258,00, dependendo do estado e nível de experiência, o que pode impactar diretamente no custo de desenvolvimento de uma solução feita por uma equipe interna.

Padronização da inspeção remota

Para reduzir o risco, é importante ter um processo padronizado de inspeção remota. Isso inclui ter um método consistente para medir e avaliar a condição do ativo, bem como uma maneira de rastrear mudanças ao longo do tempo.

Tempo de análise de crédito

Outro fator importante na gestão de risco é o tempo de análise de crédito. Esta é a quantidade de tempo que leva para avaliar a credibilidade de um mutuário.

Uma solução de gerenciamento de risco eficaz conta com todos esses fatores, a fim de ajudar um investidor ou instituição financeira a tomar decisões sólidas que minimizarão a exposição ao risco. 

Ao desenvolver e implementar um plano abrangente de gerenciamento de riscos, as startups agfintechs podem contar com a solução ideal para realizar a análise de riscos de cada território em poucos segundos. 

É aqui que a Agrotools faz sua parte e oferece as soluções que as startups agfintechs precisam para gerenciar, minimizar o risco e dar andamento na missão de facilitar o acesso a crédito e desburocratizá-lo.

A Agrotools oferece uma série de soluções que podem ajudar sua Agfintech a resolver os desafios da gestão de riscos 

Na Agrotools, entendemos a importância da gestão de riscos no momento atual da agroindústria. Oferecemos uma série de soluções que podem ajudar sua Agfintech a aproveitar ao máximo os dados, com informações cruciais para a tomada de decisão. 

Nossas soluções oferecem uma variedade de critérios que podem ajudá-lo a identificar riscos socioambientais e de sobreposição, além de, oferecer uma maneira flexível e escalável de acessar e usar dados de forma digital, minimizando os custos com avaliações em campo. 

Temos uma ampla variedade de opções analíticas que podem ajudar a identificar riscos em todos os tipos de operações, considerando critérios fundamentais nesse processo de análise e redução de risco:

  •     Modalidades de garantia; 
  •     Volumetria de análises necessárias;
  •     Risco moral;
  •     Risco de Imagem;
  •     Risco de desempenho da operação;
  •     Modalidades de crédito (custeio, comercialização, investimento e industrialização).

É mais agilidade e confiança na gestão de riscos em todo o seu processo de oferta de financiamento do agronegócio

Desenvolvida de forma 100% autoral pela equipe de especialistas da Agrotools, nossas soluções otimizam operações de análise e concessão de crédito, financiamento e empréstimo rural, e estão constantemente em aperfeiçoamento e atualização. Temos uma ampla variedade de opções analíticas que podem ajudar a identificar riscos em todos os tipos de operações.

Conheça o AtMarket e fale com um de nossos especialistas. Nossa equipe está sempre disponível para fornecer suporte e atendimento consultivo na hora de você avaliar as melhores soluções para modelar seu produto, com apoio de APIs ou plataforma  pronta para extrair análises em tempo real. 

Entre em contato conosco hoje e otimize sua operação, para ter mais agilidade, reduzir custos e riscos em sua operação.

Relacionados

Homem abaixado em plantação com tablet nas mãos. Ao lado dele, há gráficos de análise de dados sobre agricultura de precisão.

Agricultura de precisão e geoprocessamento: qual a relação?

Um campo verde com ícones que representam as análises e inteligência de dados.

Como a análise e inteligência de dados no agronegócio ajuda nas negociações

Um homem dirigindo um trator enquanto outro homem está ao seu lado fazendo sulco da lavoura. Em volta de ambos, há um círculo branco com minicírculos ao redor contendo ícones que representam os riscos climáticos.

Riscos climáticos: como a tecnologia favorece as operações do agronegócio

Solicitar Orçamento