Entenda como a tecnologia ajuda no acesso a informações e facilita a concessão do seguro rural

Segundo dados do Ministério da Agricultura, o tamanho da área agrícola protegida por algum tipo de seguro rural no Brasil em 2020 praticamente dobrou em comparação com o fim de 2019, chegando a 13,7 milhões de hectares.

O aumento de 98% é muito positivo e mostra que o país está avançando no tema. No entanto, vale considerar que isso representa apenas cerca de 20% de todas as terras produtivas em território nacional.

Para as empresas que oferecem seguro agrícola, esses números indicam um cenário de muitas oportunidades que, no dia a dia, esbarra em um dos grandes desafios da oferta de seguros para o campo: a desinformação ou assimetria de informações.

Neste texto, nós tratamos de como a falta de respostas automáticas e sintetizadas a perguntas básicas sobre o produtor rural e suas atividades impacta a oferta e a concessão de seguros para terras agrícolas. Continue a leitura.

Quais os desafios impostos às empresa de seguro rural pela assimetria de informações

O seguro rural é um instrumento de política agrícola promissor, indispensável para a proteção dos produtores do campo e um mercado de infinitas oportunidades para as instituições financeiras aptas a concedê-lo.

Apesar disso, os cerca de 80% de terras sem cobertura apontam para um grande desafio das empresas que fornecem esse tipo de seguro: diminuir a desinformação para mitigar riscos e tornar os custos dessa proteção acessíveis para o homem do campo.

Não ter respostas confiáveis para questões como quem é o produtor; o que ele planta ou o que cria; quais as condições de manejo adotadas por ele; que tipo de técnica e de mão de obra ele utiliza; qual a produtividade histórica da área segurada; e a falta de outros dados, inibe e encarece a oferta de seguro rural, o que é negativo para as duas partes. Além de atrasar o desenvolvimento do agronegócio no país.

Como diminuir a assimetria de informações na oferta de seguro rural

Diante da disparidade de acesso a informações que caracteriza o mercado de concessão de crédito e seguro rural no Brasil, não há como fugir: a tecnologia é a estrada mais fácil para diminuir a desinformação que desafia as empresas do segmento. E é para mitigar os riscos que encarecem e inibem a oferta dessas transações que a Agrotools, a maior empresa de soluções digitais da América Latina, trabalha.

Com um portfólio diverso de soluções, nós atuamos para aproximar o produtor do campo das corporações, unindo todos os elos da cadeia agro.

Para seguradoras e financeiras, nossos produtos e serviços facilitam a coleta de dados, simplificam a apuração documental e viabilizam o monitoramento de territórios. Tudo isso para evitar o encarecimento das operações de fornecimento de crédito e seguro rural, reduzir riscos e tornar a concessão de financiamento e proteção mais acessível aos agricultores.

Quer saber mais sobre as soluções que a Agrotools coloca à disposição de quem trabalha para fortalecer o agronegócio brasileiro? Acesse nosso site!

>>>>> Gostou do conteúdo? Leia também o artigo Seguro rural: tecnologia a serviço do controle de riscos para quem respalda as atividades no campo.

Mais para explorar

Endereços

Matriz
São Paulo – SP
Telefone: + 55 11 3049 1480

Núcleo Tecnológico
São José dos Campos – SP

Certificados e Programas

selo 2

Endereços

Matriz
São Paulo – SP
Telefone: + 55 11 3049 1480

Núcleo Tecnológico
São José dos Campos – SP

Certificados e Programas

selo 2

Copyright © Agrotools.com.br

Copyright © 2020 Agrotools.com.br