Blog

Conectividade no campo elevará produção agropecuária sustentável

Conectividade no campo elevará produção agropecuária sustentável

Conectividade no campo elevará produção agropecuária sustentável

14 de julho de 2022

Tempo de Leitura: 4 minutos

Para alimentar de forma sustentável a crescente população mundial, precisamos fazer melhor uso da tecnologia. E com o Brasil pronto para lançar redes 5G, o país está bem posicionado para ampliar na prática a conectividade no campo. Ao conectar negócios e territórios, com os mais recentes avanços tecnológicos, é possível ajudar o campo a aumentar sua produtividade, proporcionar maior segurança na tomada de decisão de forma ágil sobre logística, compra de insumos, vendas, conformidade legal e ambiental, ao mesmo tempo que preserva os recursos naturais do nosso planeta. Na prática,  é um facilitador fundamental da agricultura sustentável.

Em nosso país o setor agrícola é um dos principais contribuintes para a economia, isso é especialmente importante e um grande desafio. Principalmente, porque a cobertura em relação à conectividade no campo chega apenas a 23% do espaço agrícola brasileiro, de acordo com Ministério da Agricultura.

Fonte: Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

A implantação do 5G cria oportunidades para modernização de sistemas produtivos em linha com a agenda ESG

A implantação do 5G, rede de quinta geração de telefonia celular, tem potencial para impulsionar ainda mais o agronegócio sustentável no país. Graças à conectividade no campo, os produtores rurais terão acesso às tecnologias inovadoras necessárias para elevar o nível de conscientização, acesso a qualificação técnica e adoção de práticas mais sustentáveis.

Além da conectividade, o 5G também oferece maior velocidade e capacidade de processamento, o que pode tornar possível a criação de novos sistemas produtivos mais eficientes. Com a agenda ESG (Environmental, Social and Governance) cada vez mais em foco, a adoção de práticas mais sustentáveis será cada vez mais importante para as empresas do setor agro.

As redes de quinta geração ajudarão a superar grandes desafios: aumentar a eficiência do sistema produtivo, reduzir o desperdício e otimizar o uso de recursos. A conectividade no campo permitirá que toda a cadeia produtiva do agronegócio acesse as tecnologias necessárias para atingir estes objetivos.
Nova call to action

Para o diretor de Inovação da Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Cléber Soares, “se dobrarmos a conectividade no campo no território brasileiro, o impacto será em torno de 6,3% sobre o valor bruto da produção agrícola brasileira. Se chegarmos a 80% de conectividade no espaço agrícola brasileiro, isso representa um impacto sobre o valor bruto da produção agropecuária brasileira de 10,2%”.

Potencializando a agenda ESG, a tecnologia 5G contribuirá para a criação de novos empregos na área, contribuindo para os esforços globais de governos, empresas e sociedade civil para erradicação da pobreza extrema ao mesmo tempo em que será essencial para atender à demanda crescente por produtos agropecuários sustentáveis.

Soluções Agrotools que podem potencializar o agronegócio junto com a conectividade no campo

Junto com a conectividade no campo, as soluções Agrotools podem potencializar a cadeia produtiva do agronegócio e agroempresas auxiliando na tomada de decisões data-driven todos os dias.

Com o maior banco de dados do agro do mundo, as soluções Agrotools oferecem uma plataforma tecnológica inovadora, a Terramatrix, que conecta negócios aos territórios através de dados com informações cruciais para a sua tomada de decisão.

Estamos aqui para conectar territórios e negócios.

Desenvolvemos tecnologia proprietária e brasileira para conectar seus negócios aos territórios. Com Agrotools você tem às mãos:

  • Imensa base de dados através de um profundo conhecimento do agro;
  • Diversas informações sobre zonas rurais em poucos cliques;
  • Tomada de decisão de forma ágil sobre logística, compra de insumos, vendas, conformidade legislativa e ambiental e muito mais;
  • Alertas sobre riscos e oportunidades de negócios.

A Agrotools cria tecnologia que oferece mais controle e visibilidade de toda a cadeia do agronegócio em tempo real. São soluções para crédito rural, seguro agrícola, compra de matéria-prima, venda de insumos e varejo.

Conheça hoje mesmo as soluções Agrotools e saiba a forma mais inteligente, segura e ágil de fazer gestão de suas operações no agronegócio.

Relacionados

Homem abaixado em plantação com tablet nas mãos. Ao lado dele, há gráficos de análise de dados sobre agricultura de precisão.

Agricultura de precisão e geoprocessamento: qual a relação?

Um campo verde com ícones que representam as análises e inteligência de dados.

Como a análise e inteligência de dados no agronegócio ajuda nas negociações

Um homem dirigindo um trator enquanto outro homem está ao seu lado fazendo sulco da lavoura. Em volta de ambos, há um círculo branco com minicírculos ao redor contendo ícones que representam os riscos climáticos.

Riscos climáticos: como a tecnologia favorece as operações do agronegócio

Solicitar Orçamento