Blog

Desenvolvimento de software é lento? Seu negócio não precisa começar um projeto do zero

Desenvolvimento de software é lento? Seu negócio não precisa começar um projeto do zero

Desenvolvimento de software é lento? Seu negócio não precisa começar um projeto do zero

Não é segredo que o desenvolvimento de software partindo do zero é um projeto complexo e de alto custo, principalmente para empresas que se relacionam com territórios rurais, o core business está na compra, venda, oferta de crédito rural ou seguro. Portanto, a aquisição de soluções tecnológicas prontas e validadas, que permitem uma rápida parametrização é, sem dúvida, a melhor alternativa. 

Inteligência de dados para tomada de decisão é um recurso estratégico e crucial para o desempenho, lucratividade e reputação das empresas. Aqui você vai entender por que não vale a pena se aventurar no desenvolvimento de soluções próprias começando do zero, um empreendimento muito desafiador que exige conhecimentos específicos de produção agrícola, como economia, logística, políticas socioambientais e outras muitas disciplinas relacionadas.

Mesmo após a conclusão do desenvolvimento e implantação do software em ambiente de produção, ele ainda precisa ser constantemente mantido e atualizado para acompanhar as últimas mudanças no setor Agro. Portanto, abarca grande complexidade. E conhecendo as razões para acelerar sua jornada integrando tecnologia já disponível para integração e utilização, você conseguirá poupar recursos, obter melhores resultados e focar na principal atividade do seu negócio.

Consequentemente, desenvolver internamente software para obter informações relacionadas ao agronegócio é uma proposta arriscada para a maioria das empresas. Bem mais simples é buscar soluções tecnológicas robustas já maduras e validadas. A boa notícia é que elas já foram desenvolvidas pela Agrotools e você tem à sua disposição um leque completo de ferramentas prontas para uso, APIs e soluções enterprise com a experiência de quem já monitora territórios rurais há mais de 15 anos.

Para entender melhor esse desafio, continue a leitura até o final.

Porque o desenvolvimento de software é tão complexo e caro

A criação de aplicativos é um processo difícil e caro e há vários fatores que contribuem para essa complexidade, incluindo a necessidade de projetar, desenvolver, testar e implantar soluções de software.

Além disso, o desenvolvimento de software próprio geralmente requer habilidades e conhecimentos especializados que podem aumentar o custo de criação e manutenção. Setor que engloba características exclusivas, o agronegócio se integra com diferentes segmentos do mercado, requisitos e legislações específicas, entre outros aspectos que definem suas particularidades e desafios. 

Na prática, o processo de criação para o setor agro pode consumir muito tempo, principalmente ao trabalhar em aplicativos grandes e complexos. Mesmo consultas a bases públicas apresentam uma necessidade de parametrização e atualização dos dados, que demanda o olhar atento de especialistas que tenham experiência de mercado e acompanhem as principais tendências de negócio.

Como resultado, não é de surpreender que a criação de software seja um dos aspectos mais caros no desenvolvimento de um negócio. No entanto, sistemas gerenciais já utilizados pelas empresas agora podem se plugar em um banco de dados robusto como é o da Agrotools, sem necessitar de longos ciclos de implementação, sem perder o foco nas atividades que estão no seu core business. Assim, enfrentam melhor os diversos requisitos do mercado e oferecem aos clientes os recursos e funcionalidades que eles precisam.

O setor Agro é uma das indústrias mais importantes do mundo. Calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea-USP) em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, cresceu 8,36% em 2021.

Ele fornece alimentos para bilhões de pessoas e emprega milhões de trabalhadores, indo além da produção de alimentos. Como resultado, o desenvolvimento de novas tecnologias é um processo vital, um processo contínuo que requer o envolvimento de muitas partes interessadas.

Agfintechs, bancos, cooperativas, agricultores, desenvolvedores de software, governo, entre outros participantes do universo do agronegócio, desempenham um papel importante na evolução contínua desse mercado, seja “da porteira para dentro” ou “da porteira para fora”.

Quando se trata de desenvolver software para a indústria agro, há algumas considerações importantes que precisam ser feitas. Em primeiro lugar, o software precisa ser capaz de se adaptar às condições em constante mudança do campo, o que inclui questões socioambientais.

Os padrões climáticos podem ser imprevisíveis e as culturas podem ser suscetíveis a doenças e pragas. Como tal, o software precisa ser capaz de se adaptar rapidamente às mudanças para fornecer informações precisas aos tomadores de decisão responsáveis pela concessão de crédito e gestão de risco durante as análises de territórios e produtores.

Em segundo lugar, o software deve ser capaz de lidar com uma grande quantidade de dados. É incrível pensar que mais de 175 zetabytes de dados serão criados até 2025, de acordo com o IDC.  

Os produtores rurais, fornecedores de insumos, empresas de varejo e instituições financeiras precisam ser capazes de rastrear suas colheitas, condições do solo e clima, cronogramas de irrigação, entre outros pontos importantes. O software deve ser capaz de processar esses dados com eficiência e fornecer informações úteis que possam ajudar em decisões estratégicas do negócio.

Finalmente, o software deve ser acessível. Os profissionais envolvidos ao agronegócio geralmente operam com orçamentos, investimentos, empréstimos e precisam de um software que possa facilitar todos esses processos ligados a Agfintechs, bancos, cooperativas, tradings, seguradoras, etc. 

Ao levar esses fatores em consideração, os desenvolvedores podem contar com soluções que oferecem mais agilidade e confiança na gestão de riscos em todo o seu processo de oferta de financiamento do agronegócio.

Os desafios do desenvolvimento de software para o setor agropecuário

O setor agropecuário enfrenta um conjunto único de desafios quando se trata de desenvolver software internamente. Por um lado, o setor é altamente regulamentado e qualquer solução desenvolvida deve atender a padrões rígidos de conformidade.

Os negócios que se relacionam com o campo podem variar de pequenas empresas familiares a grandes operações comerciais, e o aplicativo deve ser capaz de atender às necessidades de todos os tipos de usuários.

De fato, a indústria do agronegócio depende muito de variáveis difíceis de controlar, como as condições climáticas, novas exigências do consumidor quanto à agenda ESG que inclui responsabilidade social, governança corporativa e sustentabilidade ambiental. Como resultado, qualquer software desenvolvido para negócios que se relacionam com os territórios rurais deve ser capaz de acomodar uma ampla gama de variáveis.

Além disso, as soluções voltadas ao mercado Agro devem ser capazes de se integrar a uma variedade de outros sistemas, desde software de contabilidade e vendas, gestão de risco até GPS, ferramentas de mapeamento, entre diversas outras.

Finalmente, o agronegócio está em constante mudança e novas tecnologias estão sendo desenvolvidas o tempo todo. Isso significa que qualquer software criado para a indústria agro deve ser capaz de evoluir constantemente ao longo do tempo.

Todos esses fatores tornam o desenvolvimento de software para a agroindústria um desafio, mas é um desafio que pode ser superado com a abordagem correta.

Agrotools permite soluções SaaS estruturadas, validadas e prontas para uso

As empresas que se relacionam com territórios rurais estão sob constante pressão para ampliar sua produtividade, aumentar os rendimentos e os lucros enquanto gerenciam o crescimento das regulamentações e requisitos de conformidade.

Além disso, o setor agro precisa lidar com muitos dados. Há informações sobre rotação de culturas, dados de rendimento, análise de solo, cronogramas de irrigação, padrões climáticos e muito mais.

Manter o controle de todos esses dados pode ser um desafio, e só vai ficar mais difícil à medida que o negócio cresce. É aí que entra a Agrotools.

A Agrotools oferece um conjunto de soluções que podem ajudar as empresas a aumentar a eficiência, otimizar as operações e melhorar a conformidade.

Oferecemos soluções SaaS estruturadas, validadas e prontas para uso que facilitam o gerenciamento de todos os seus dados agrícolas em um só lugar. Nossas soluções, Functions (APIs), Pixels e Soluções Digitais, foram projetadas para serem fáceis de usar e escaláveis, para você poder crescer com seus negócios.

E como nossas soluções são baseadas em nuvem, você pode acessar seus dados de qualquer lugar, a qualquer momento.

Nossas soluções  são projetadas para ajudar as empresas a otimizar fluxos de trabalho, reduzir custos e melhorar a tomada de decisões. Além disso, nossos produtos são apoiados por uma equipe de especialistas que podem fornecer suporte e treinamento.

Os dados e análises que você precisa, na hora e no formato que você quiser, com atualizações constantes e expertise acumulada em mais de 15 anos de experiência no mercado agro. 

Diferente do que acontece no processo caro e lento de desenvolvimento interno de software, que demanda profissionais especializados e bem remunerados, processos sofisticados de levantamento e análise de requisitos, testes, entre muitas etapas complexas, lentas e com riscos de insucesso, além do alto custo.

Como resultado, a Agrotools permite que as empresas ligadas ao agronegócio melhorem cada vez mais seus resultados

Conheça as nossas soluções e entre em contato conosco hoje para saber como podemos ajudar sua empresa a expandir seus negócios.

Relacionados

Tecnologia que agrega valor para o agro da porteira pra fora

Tecnologia que agrega valor para o agro além da porteira

Quantidade de análises: aprenda a dimensionar sua necessidade atual

Quantidade de análises: aprenda a dimensionar sua necessidade atual

SaaS e o mundo corporativo do agronegócio. Como a Agrotools conecta sua empresa aos territórios rurais

Solicitar Orçamento