Entenda a importância da blindagem da cadeia de valor no segmento Agro
5 de julho de 2021
Tempo de Leitura: 7 minutos
Não há dúvidas: a marca é, hoje, o principal ativo de qualquer companhia. E por isso, protegê-la deve ser prioridade para todas as empresas que querem ter sucesso e manter os bons resultados.
Fazer isso, no entanto, é um grande desafio para a maioria dos negócios. Principalmente porque muitos ainda ignoram a importância de monitorar e blindar sua cadeia de valor, especialmente no setor agro. Esquecendo-se que cada vez mais os consumidores estão tornando seus hábitos de compra um ato de confiança: compro um produto ou serviço porque confio naquela marca.
Nesse cenário, empresas e produtores que não cuidam da cadeia de valor ficam expostos a riscos que podem manchar sua reputação e trazer prejuízos imensuráveis. Além de perderem vantagens competitivas e deixarem de aproveitar as muitas oportunidades de negócio geradas por uma cadeia limpa. Falo mais sobre esses pontos na sequência deste texto. Confira.
Para que serve a cadeia de valor?
Você, sem dúvidas, conhece o modelo de Michael Porter e sabe quais são as utilidades da cadeia de valor na gestão de processo e operações de uma companhia. Mas quero focar em três importantes funções dessa estrutura que muitas vezes são negligenciadas:
- avaliar a qualidade dos elos entre as operações da companhia
- criar valor para os clientes
- estabelecer as margens de lucro e os custos da empresa
Foco nesses pontos porque eles ajudam a entender o quanto a blindagem da cadeia de valor é fundamental para proteger uma marca no mercado atual e, assim, evitar que oportunidades de negócio sejam perdidas.
Afinal, se é a cadeia de valor que avalia as ligações entre as operações da companhia, cria a percepção de valores dos produtos e serviços para o consumidor e impacta a definição de custos e lucros do negócio, furos em seus elos expõem a empresa a riscos que, além de reduzir ganhos financeiros, podem gerar perdas irrecuperáveis e impedir a expansão da marca no mercado.
Quais os benefícios de monitorar a cadeia de valor?
A verdade é que já comecei a responder essa pergunta no tópico anterior. No entanto, quero me ater a três grandes benefícios de fazer um acompanhamento eficiente da cadeia de valor da sua empresa:
Vantagem competitiva
Como já disse anteriormente, os hábitos de compra estão cada vez mais ligados à percepção de confiança que o consumidor tem sobre uma marca. E sem uma cadeia de valor limpa, livre de práticas mal vistas pelo cliente, como desmatamento, alto nível de geração de poluentes, emprego de trabalho escravo e desigualdade de qualquer tipo, produtor e empresa ficam para trás e perdem competitividade.
Isso porque os principais players do mercado estão cada vez mais empenhados em garantir processos e operações que estejam totalmente alinhados com a agenda ESG e com critérios de sustentabilidade internacionais, afinal, eles sabem que essa é a melhor forma de se dar bem no cenário atual.
Acesso a novos mercados e a novos investimentos
Outro importante benefício de blindar a cadeia de valor de uma companhia é abrir as portas de novos mercados e de novos investimentos para a empresa.
Conhecedoras das novas regra do jogo, as principais marcas do agronegócio mundial, como JBS, Cofco, ADM, McDonald’s, Nestlé e Cargill, assim como os maiores nomes do segmento varejistas do planeta, não aceitam mais se relacionar com produtores que não estejam em compliance com as legislações socioambientais e nem disponibilizar em suas gôndolas produtos que não tenham comprovação de que foram produzidos de forma totalmente sustentável.
Prova de como o mercado se abre para companhias que cuidam da sua cadeia de valor e se adaptam às novas regras é o case de sucesso da Caramuru Alimentos, principal grupo brasileiro no processamento de soja, milho, girassol e canola. A empresa conquistou quatro novos mercados e aumentou em mais de 30% seu faturamento em apenas um ano, apostando no monitoramento de sua cadeia de valor para estar em completa conformidade com a agenda ESG.
Gestão de crises
É de se considerar, ainda, que o monitoramento eficaz da cadeia de valor facilita a gestão de crises. Isso acontece, especialmente, porque o acompanhamento da cadeia de suprimentos permite identificar e prever riscos e, assim, evitar erros que causem maiores danos à imagem e às finanças da empresa.
Como monitorar a cadeia de valor
Essencial para a blindagem da marca de uma companhia, monitorar a cadeia de valor é um dos grandes desafios para quem se relaciona com o segmento agro, principalmente porque o entendimento e o engajamento das empresas intermediárias tendem a ser baixos, dificultando todas as ações de análise e acompanhamento dos processos e operações.
Além disso, há muitas dificuldades em fazer o monitoramento de forma eficaz das práticas e dos territórios rurais, que em sua maioria estão a quilômetros das sedes das companhias, muitas vezes em áreas que são pontos secos na cadeia de suprimentos das empresas.
Nesse cenário, é preciso reconhecer que buscar recursos tecnológicos é a aposta certa para ter sucesso no monitoramento dos processos de produção, pois apenas a digitalização das práticas permite conhecer profundamente como são originadas as matérias-primas e acompanhar todos os elos da cadeia, desde a lavoura e o pasto até as prateleiras dos supermercados e das lojas.
Como a Agrotools ajuda no monitoramento da cadeia de valor no agro
Há 15 anos, a Agrotools, maior AgTech da América Latina, desenvolve recursos que digitalizam as operações de análise e monitoramento em toda a cadeia agro, viabilizando o acompanhamento completo de todos os processo e operações das empresas que se relacionam com territórios rurais, seja para vender, comprar, financiar ou conceder seguro.
Soluções digitais como o Brand e o Safe tornam possível fazer monitoramento socioambiental de forma 100% remota, reduzindo a exposição aos riscos de descumprimentos de legislações ambientais, garantindo o compliance com os princípios ESG e blindando a marca contra prejuízos financeiros e reputacionais.
Nossas soluções também geram insights e condições propícias para a conquista de novos mercados e para alcançar os sonhados green bonds, modalidade de investimento cada vez mais desejada e vantajosa para produtores e companhias.
Vale destacar ainda, que somada aos recursos tecnológicos, nossa experiência ajuda — e muito — a conquistar o engajamento dos diferentes elos da cadeia, pois conhecemos os principais desafios de cada modelo de negócio, sabemos como estruturar um plano de trabalho adequado à realidade de cada empresa e, principalmente, temos know-how para definir o que deve ser utilizado como critérios em cada caso.
Com nossas soluções, ajudamos você a monitorar de forma simples e 100% digital toda a sua cadeia de valor, blindando a sua marca com nossa capacidade de chegar até o território, fazenda ou talhão onde é originada a matéria-prima do produto que sua companhia compra, vende ou financia.
Quer usar os mesmos recursos que marcas como JBS, Mc Donald’s e Itaú utilizam para proteger seus negócios? Acesse o AT Market e descubra que temos soluções digitais para diversas necessidades.
Gerencie sua originação no campo de forma mais ágil e 100% digital
Com a tecnologia Agrotools, você tem acesso fácil a dados detalhados de todos os seus fornecedores na palma da mão. Aumente seu poder de barganha e sinta a evolução nos resultados!