A agrometeorologia: entenda a importância dos dados climáticos para a produtividade no campo

Você, produtor, sabe como a agrometeorologia impacta a produtividade no campo? Já usa dados meteorológicos para dar mais eficiência às suas práticas de cultivo e criação? 

E você, que financia, assegura ou compra matéria-prima de territórios rurais, entende como as condições climáticas podem afetar seus negócios? 

Quem respondeu “não” a qualquer uma dessas perguntas, precisa ler o conteúdo a seguir, que mostra a importância de ter acesso a dados climáticos para alcançar melhores resultados em práticas no segmento agro. Confira. 

O que é agrometeorologia

Também chamada de meteorologia agrícola, a agrometeorologia estuda a interação dos fenômenos meteorológicos e seus impactos na cadeia produtiva do sistema agropecuário. E suas técnicas são fundamentais na tomada de decisão em diversas áreas e etapas do agronegócio. 

O acesso às informações agrometeorológicas torna possível para o agricultor racionalizar o uso de recursos como água e energia, o que viabiliza a prática de uma agricultura ecologicamente correta e cada vez mais rentável. 

A relação clima X agricultura

A agricultura é a atividade econômica que mais depende das condições climáticas. Além de influenciar o crescimento, o desenvolvimento e a produtividade das culturas, o clima afeta também a relação das plantas com insetos e microrganismos, favorecendo ou não o aparecimento de pragas e doenças. 

Muitas práticas agrícolas de campo, como o preparo do solo, a semeadura, a adubação, a irrigação, as pulverizações e a colheita, dentre outras, dependem também de condições específicas de tempo e umidade no solo para que possam ser realizadas de forma adequada.

A preocupação crescente com o aumento da população mundial, com a degradação dos recursos naturais, com as mudanças climáticas e com a sustentabilidade da agricultura e da pecuária tem exigido esforços no desenvolvimento de práticas agrícolas mais sustentáveis, inclusive a partir do melhor entendimento das relações entre as atividade no campo e o clima.

Qual a importância das informações agrometeorológicas para a prática da agricultura 

As informações agrometeorológicas consideram os dados meteorológicos associados às demandas dos cultivos e rebanhos, com o objetivo de estimar os impactos dessas necessidades sobre as práticas agrícolas, e por isso é muito importante monitorá-las.

Monitoramento agrometeorológico

O monitoramento agrometeorológico consiste na coleta sistemática e contínua de dados meteorológicos para a produção de informações de interesse ou uso agrícola. 

Para viabilizar esse monitoramento de forma efetiva, deve-se usar sistemas que integrem de forma coordenada e simultânea as funções de coleta, transmissão e processamento de dados, que podem fornecer informações atualizadas quase que em tempo real.

Quais práticas agrícolas são beneficiadas pelos dados da agrometeorologia

Diversas práticas agrícolas podem ser beneficiadas pelas informações agrometeorológicas, incluindo:

  • estimativas de produtividade
  • previsão da qualidade da produção
  • verificação da pressão ocorrida por estresse
  • monitoramento da disseminação de pragas e doenças

Além disso, ter acesso às informações da meteorologia agrícola permite: 

  • maximizar a produtividade de lavouras e pastos 
  • fazer melhor aproveitamento de insumos
  • tomar decisões que garantam mais eficiência e eficácia do sistema produtivo.

Como as soluções digitais da Agrotools auxiliam na coleta de informações agrometeorológicas 

Depois de conhecer e entender o papel das informações agrometeorológicas no desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável e produtiva, é fundamental compreender também a importância de contar com recursos que deem acesso a tais dados, caso das soluções oferecidas pela Agrotools, maior AgTech da América Latina:

Pixel de Previsão Climática 

O Pixel de Previsão Climática é uma ferramenta da Agrotools que usa satélites e algoritmos para antecipar dados climáticos de uma região por um período predeterminado e informar empresas que se relacionam com o campo, e também o produtor rural, sobre possíveis períodos de muito sol, estiagem, cheias, excesso de vento, geadas e outras condições climáticas que interferem na safra. 

Fuction de Histórico de Precipitação de Chuvas no Campo

Acessível para todos os agentes da cadeia agro, a Fuction de Histórico de Precipitação de Chuvas no Campo mostra o histórico de chuva acumulada em determinada região, dado importantíssimo para decisões de cultivo e criação de rebanhos.

Agora que já ficou por dentro de tudo que envolve a agrometeorologia, quer saber mais sobre nossas soluções digitais para o agronegócio? Acesse o AT Market
* Trechos deste conteúdo foram publicados originalmente na página de Luis Eduardo Brunelli no LinkedIn. Brunelli é executivo sênior de vendas na Agrotools.

Compartilhar este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Anterior
Próximo

Mais para explorar

Endereços

Matriz
São Paulo – SP
Telefone: + 55 11 3049 1480

Núcleo Tecnológico
São José dos Campos – SP

Certificados e Programas

selo 2

Endereços

Matriz
São Paulo – SP
Telefone: + 55 11 3049 1480

Núcleo Tecnológico
São José dos Campos – SP

Certificados e Programas

selo 2

Copyright © Agrotools.com.br

Copyright © 2020 Agrotools.com.br