Blog

API Consulta de Quilombola: conheça a solução da Agrotools que detecta sobreposição com territórios de interesse

API Consulta de Quilombola: conheça a solução da Agrotools que detecta sobreposição com territórios de interesse

API Consulta de Quilombola: conheça a solução da Agrotools que detecta sobreposição com territórios de interesse

31 de janeiro de 2022

Tempo de Leitura: 4 minutos

Empresas que se relacionam com produtores rurais e com a agroindústria e querem garantir compliance ESG precisam buscar soluções digitais como as oferecidas pela Agrotools, que oferecem visibilidade completa do que acontece no campo, impedem o descumprimento das legislações ambientais vigentes e visam garantir a proteção de grandes marcas.

Neste texto, nós apresentamos a você nossa API Consulta de Quilombola, uma ferramenta digital que ajuda a identificar a sobreposição de CARs e fazendas com territórios demarcados de forma simples e rápida. 

Veja neste conteúdo:

  • qual a importância de identificar possíveis sobreposições entre terras de interesse e territórios demarcados?
  • quais são as consequências? 
  • como funciona a API Consulta de Quilombola?

Qual a importância de identificar sobreposição entre terras de interesse e territórios demarcados?

Como todo player que se relaciona com o agronegócio deve saber, a utilização por terceiros de territórios Quilombolas demarcados é irregular. Sendo assim, quem segura ou financia propriedades ou compra e vende mercadorias de áreas que se sobrepõem a terras indígenas ou quilombolas pode estar descumprindo a lei e, portanto, indo contra os princípios da agenda ESG. A verificação de como se deram as atividades produtivas em áreas demarcadas é um cuidado fundamental para zelar pelo adequado processo de originação.

A forma mais eficiente de evitar esse problema e garantir uma cadeia de valor limpa é fazer uso de alta tecnologia para identificar a sobreposição de um CAR ou qualquer outro território de interesse com áreas demarcadas. 

A boa notícia é que ferramentas digitais, como a API Consulta de Quilombola, da Agrotools, a maior AgTech da América Latina, permitem fazer isso de forma simples e rápida, apoiando no compliance socioambiental de todas as instituições que têm conexão com o agro. 

Quais são as consequências da utilização indevida de terras quilombolas? 

Como dissemos no tópico anterior, ter na cadeia produtiva da empresa territórios sobrepostos a terras quilombolas demarcadas potencialmente descumpre o código ambiental  e impede o compliance ESG, o que gera consequências negativas para o negócio que incluem: 

  • aumento dos riscos socioambientais da cadeia produtiva ou carteira de clientes 
  • recebimento de multas e outra sanções 
  • perda de parcerias comerciais
  • perda de valor da marca
  • queda na credibilidade junto a clientes e consumidores

Vale considerar também que a falta de compliance com os fundamentos ESG impossibilita o acesso aos desejados green bonds e a outras linhas de investimento sustentável, um grande prejuízo, já que essas modalidades de investimento estão em ascensão. 

Nova call to action

Como funciona a API Consulta de Quilombolas

Se você é um player que se relaciona com o agro e quer proteger a cadeia de valor da sua empresa, é fundamental buscar ferramentas tecnológicas que apoiam o mapeamento e o monitoramento constante dos territórios rurais. E a Agrotools é especialista em oferecer esse tipo de solução.

Dentre nossas ferramentas está nosso Pixel de Análise Socioambiental e nosso microsserviço de Consulta de Quilombola, que permitem detectar de forma 100% digital se há sobreposição do CAR consultado com algum território demarcado. 

Especialmente pensada para atender às necessidades das instituições que estão na esteira do agro e buscam uma solução que se integre ao seu sistema, a API de Consulta de Quilombolas acessa a base pública do Incra para entregar com rapidez dados como:

  • status da demarcação (mostra em que etapa da demarcação o território quilombola está)
  • quantidade de famílias que ocupam aquele território
  • tamanho da área em hectares
  • Município
  • Data do decreto de criação

Sempre atualizado, nosso microsserviço garante que seus usuários tenham acesso às informações disponibilizadas mais recentemente. Além de oferecer benefícios como:  

  • minimizar riscos socioambientais 
  • Impossibilitar operações de crédito e seguro agrícola 
  • garantir o compliance ESG 
  • automatizar e escalar processos de forma digital e integrada

Não deixe sua instituição exposta aos problemas gerados pela falta de compliance socioambiental: acesse a página da API Consulta de Quilombola e veja como contratar essa ferramenta de forma fácil, por um valor que cabe no orçamento do seu negócio.

Relacionados

Mercado de carbono_protagonismo do setor privado

Mercado de carbono: protagonismo do setor privado

Como usar o sensoriamento remoto para a tomada de decisões mais inteligentes

Como usar o sensoriamento remoto para a tomada de decisões mais inteligentes

Uma mão segura um laptop sobre uma plantação, enquanto a outra digita. Acima aparecem gráficos de análise de dados do agronegócio.

Gestão de riscos socioambientais no agronegócio: como fazer da forma correta

Solicitar Orçamento