Blog

Tecnologia e aprendizagem ao longo da vida, o lifelong learning

Tecnologia e aprendizagem ao longo da vida, o lifelong learning

Tecnologia e aprendizagem ao longo da vida, o lifelong learning

1 de setembro de 2022

Tempo de Leitura: 7 minutos

À medida que a tecnologia continua a evoluir em ritmo acelerado, muitas empresas conectadas ao universo Agro estão procurando novas maneiras de adotá-la e usá-la para ampliar seus processos de negócio. Nesse sentido, o quarto objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) preconiza oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, o lifelong learning.

Abordaremos neste artigo como empresas que se relacionam com o setor produtivo do agronegócio podem tirar proveito das inovações para oferecer conhecimentos e qualificação tanto para seus próprios colaboradores, como também para fornecedores ao longo de suas cadeias de valor e as comunidades com as quais se relacionam.

Siga a leitura para aprofundar seu entendimento sobre a agenda ESG, novas possibilidades trazidas pela tecnologia e como essa convergência se inclui nas estratégias de crescimento em longo prazo das empresas.
Nova call to action

Lifelong learning: o aprendizado contínuo de novas competências e habilidades

No contexto presente de inovação aberta, empresas não estão mais limitadas somente aos esforços de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que se realizam internamente na organização. Tecnologias como o ensino híbrido, aprendizagem baseada em problemas (PBL), Matchmaking, educação midiática,proteção de dados, software livre, personalização da aprendizagem com uso de Inteligência Artificial, Learning Analytics, entre várias outras podem ser utilizadas conectando a atores externos.

Tais possibilidades surgem com o objetivo de promover aprendizagem contínua, aproximando as pessoas e as infinitas perspectivas de conhecimento, seja nas instituições de ensino ou no setor produtivo.

Simuladores, Internet das Coisas (IoT), Big Data e softwares diversos, são exemplos de novas tecnologias digitais que se tornaram importantes instrumentos de aprendizagem e têm gerado um reflexo grande, não somente na educação formal, como também no chamado “Lifelong Learning”, o aprendizado contínuo de novas competências profissionais. 

Explorando novas possibilidades trazidas pela tecnologia

Uma vez que a tecnologia está cada vez mais presente nas empresas, novas maneiras para promover o aprendizado de longo prazo têm sido implementados.

Com a popularização da internet e a conectividade cada vez mais acessível e barata, as empresas têm cada vez mais adotado o ensino híbrido, que combina aulas presenciais com aulas online, para permitir que os funcionários e clientes aprendam de forma mais flexível o conteúdo educacional das organizações quando e onde precisarem.

Outra tendência que tem ganhado força é o uso de ferramentas de aprendizagem baseadas em problemas (PBL), que permitem que a força de trabalho aprenda resolvendo desafios reais que eles enfrentam no dia a dia, seja, por exemplo, no levantamento de dados do território rural ou na busca pela eficiência da cadeia produtiva do agronegócio.

Além disso, as empresas também têm utilizado cada vez mais o Matchmaking, que busca conectar os funcionários com oportunidades de aprendizagem de acordo com seus interesses e objetivos.

O uso da inteligência artificial (IA) também está crescendo na área do aprendizado, com o desenvolvimento de ferramentas que podem ajudar colaboradores da empresa e clientes, (após a aquisição de um produto ou serviço), a aprenderem de forma mais eficiente e personalizada.

Por fim, as empresas também estão utilizando cada vez mais os chamados learning analytics, que permitem monitorar o progresso dos funcionários e identificar áreas em que eles precisam melhorar.

Essas tendências de tecnologia estão ajudando as empresas a cumprirem seu papel na promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, contribuindo assim para o alcance das metas definidas pelo ODS 4.

Ao mesmo tempo, o investimento em tecnologia visando promover a aprendizagem de longo prazo também contribui em atender requisitos descritos pelo ESG, tendo em vista que a educação é um tema relevante para as empresas que buscam cumprir com seus compromissos ambientais, sociais e de governança.

Desta forma, a tecnologia está se tornando cada vez mais importante para as empresas ligadas ao ciclo de vida do agro, que buscam utilizá-la de forma cada vez mais inovadora para promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Aprendizagem como ferramenta de melhoria contínua

Além de promover oportunidades de aprendizagem, as empresas estão cada vez mais conscientes da importância do aprendizado contínuo no desenvolvimento de novas competências profissionais para os seus colaboradores, pois isso permite que elas mantenham um quadro de talentos sempre atualizado e preparado para enfrentar os desafios do mercado.

O Lifelong learning é uma tendência que tem ganhado força nos últimos anos e que consiste na aquisição de novas competências ao longo da vida, de forma sistemática e contínua.

Aprender não é mais uma atividade que se limita à escola ou à universidade, mas sim um processo que pode ser realizado a qualquer momento e em qualquer lugar, através da utilização de diversas ferramentas, como a internet, por exemplo.

De fato, a tecnologia tem sido uma importante aliada nesse processo, pois ela permite que as empresas ofereçam a sua força de trabalho em um ambiente de aprendizagem virtual, onde é possível acessar uma infinidade de conteúdos e ferramentas que podem ser utilizados para o processo de aprendizagem de forma flexível e conveniente.

Na prática, as empresas estão cada vez mais investindo em programas de treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores, utilizando a tecnologia como uma ferramenta para o aprendizado contínuo.

Ao investir em tecnologias que facilitam o Lifelong learning, as empresas demonstram seu compromisso às metas estabelecidas pelo ODS 4, que visa assegurar que todos tenham acesso à educação e à aprendizagem ao longo de toda a sua vida através de soluções inovadoras e digitais, além do ciclo contínuo de avaliações e melhoria no aprendizado.

Já do ponto de vista do ESG, o Lifelong learning representa um importante fator de sustentabilidade para as empresas, pois contribui para aumentar a produtividade dos funcionários e reduzir o custo com treinamentos e atualizações.

 

Nova call to action

Além da tecnologia de última geração, educação também faz parte dos pilares da Agrotools.

A conexão entre tecnologia e informação sempre fez parte da nossa estratégia de negócio, que se materializa em parcerias com as mais variadas instituições de ensino. Nesse aspecto, a Agrotools assume seu protagonismo na propagação do conhecimento.

Além de oferecer conteúdos educativos abertos para acesso geral (Blog, e-books, webinars), também desenvolvemos a Agrotools Academy, uma plataforma de cursos para apoiar no onboarding e no desenvolvimento de nossos colaboradores, compartilhando os conhecimentos que temos internamente.

Também produzimos materiais voltados a nossos clientes explicando de uma forma didática e simples como utilizar as ferramentas Agrotools, consumir dados armazenados, gerar relatórios e assim agregar valor a negócios de todos os tamanhos e setores que podem se beneficiar com nossas soluções digitais, ferramentas SaaS prontas para uso e APIs que podem ser integradas a outros sistemas.

Assim, todos podem construir seu próprio conhecimento, adaptando a cada realidade e momento, ao mesmo tempo que nos somamos aos esforços globais pelos objetivos definidos pela ONU através dos ODS e ajudamos nossos clientes a atenderem os requisitos ESG.

Conectamos negócios aos territórios através de dados com informações cruciais para a sua tomada de decisão. Conheça as soluções da Agrotools e saiba como estamos construindo o novo agro através da tecnologia.


Tecnologia sob medida para sua necessidade e orçamento

Na Agrotools você encontra planos flexíveis para aquisição de ferramentas Saas prontas para uso ou APIs fáceis de integrar no seu próprio sistema. Em poucos cliques, faça análises e monitoramentos de territórios 100% digital. Reduza riscos e custos nas operações e garanta mais agilidade à sua equipe.

 IR PARA A LOJA

Relacionados

Mercado de carbono_protagonismo do setor privado

Mercado de carbono: protagonismo do setor privado

Como usar o sensoriamento remoto para a tomada de decisões mais inteligentes

Como usar o sensoriamento remoto para a tomada de decisões mais inteligentes

Uma mão segura um laptop sobre uma plantação, enquanto a outra digita. Acima aparecem gráficos de análise de dados do agronegócio.

Gestão de riscos socioambientais no agronegócio: como fazer da forma correta

Solicitar Orçamento