Blog

Score de Governança: conheça esse poderoso recurso de análise

Score de Governança

Score de Governança: conheça esse poderoso recurso de análise

28 de novembro de 2022

Tempo de Leitura: 4 minutos

Dentro do contexto das análises e gestão de riscos no agronegócio, a conformidade vem ganhando muita importância, principalmente pelos danos que sua falta pode causar à imagem de uma empresa. Porém, você sabia que existe uma solução digital que retorna o Score de Governança de uma pessoa física e ajuda a mantê-la em linha com as boas práticas de ESG?

Nos próximos tópicos, conheça melhor esse recurso, que é disponibilizado pela Agrotools!

Como funciona o Score de Governança

Assim como existe o Score de Crédito, que indica a probabilidade de pagamento de um determinado cliente, o Score de Governança é uma ferramenta (API) que avalia o nível de conformidade de um CPF.

A metodologia foi desenvolvida pela Neoway e leva em conta uma série de fatores, como processos judiciais, os ativos e passivos e a renda de determinada pessoa..

No fim, uma nota entre 0 e 100 é definida, que é justamente o score daquele CPF. Além da pontuação, essa API também retorna os principais fatores que fizeram o sistema determinar aquela nota. Vale destacar que, nesse caso específico, o rating é relacionado a uma pessoa física e não jurídica.

Apoio na tomada de decisão da empresa

A principal funcionalidade do Score de Governança é ajudar na tomada de decisão das empresas que se relacionam com o agronegócio. Isso ocorre porque ele traz um retrato avançado sobre aquele potencial cliente ou fornecedor.

Esses dados se tornam ainda mais relevantes dentro da realidade do Brasil, que é um país com alta complexidade tributária e vem passando por um cenário instável na última década. Ou seja, toda informação que possa trazer mais segurança para a operação tem valor.

Logo, a tecnologia de ponta pode transformar a tomada de decisão e trazer análises mais assertivas e eficientes. Dentro da agenda ESG, ela estimula a empresa a estar em conformidade e desenvolver boas práticas dentro do mercado.

Pendências podem gerar riscos para o negócio

Para além do risco financeiro, como o não pagamento de uma parcela de concessão de crédito, as empresas que estão inseridas no agronegócio também podem sofrer com danos de imagem.

Com o Score de Governança em mãos, uma instituição financeira pode definir se aceita uma garantia de um potencial cliente, por exemplo. Se aquele CPF passa por um problema judicial, os riscos são maiores e o seu rating será mais baixo.

Nesse caso, uma empresa com menor apetite ao risco teria informações suficientes para não fechar o negócio. Logo, essa análise é um apoio fundamental na escalabilidade segura das operações.

Nova call to action

Solução pode ser adquirida de forma individualizada

O grande diferencial do Score de Governança é que ele pode ser adquirido de forma individualizada, por meio do AT Market, que é o marketplace da Agrotools. Essa solução funciona como uma API, que pode ser conectada diretamente no sistema da empresa e atua como um software para o agronegócio.

Sendo assim, sempre que for necessário fazer uma análise de governança de um CPF, você consegue realizar de forma automatizada e saber a pontuação daquela requisição em questão de segundos.

Além disso, outra funcionalidade do marketplace é a possibilidade de combinar soluções diferentes, a fim de ter um relatório ainda mais completo. Junto com o score, por exemplo, a empresa pode fazer a Consulta Grau de Risco do CPF e uma consulta ao CAR de uma propriedade. Assim, ela enriquece as análises e diminui o risco de inadimplência.

Portanto, o Score de Governança é uma ferramenta poderosa para acessar os dados relacionados à conformidade de uma pessoa física e ajudar na tomada de decisão em empresas que têm algum tipo de relação com o agronegócio. Quanto mais dados confiáveis, mais segurança para a empresa.

Quer conhecer como funciona a API com o score de conformidade? Clique aqui e veja como ela pode fazer a diferença no seu negócio!

Relacionados

Homem abaixado em plantação com tablet nas mãos. Ao lado dele, há gráficos de análise de dados sobre agricultura de precisão.

Agricultura de precisão e geoprocessamento: qual a relação?

Um campo verde com ícones que representam as análises e inteligência de dados.

Como a análise e inteligência de dados no agronegócio ajuda nas negociações

Um homem dirigindo um trator enquanto outro homem está ao seu lado fazendo sulco da lavoura. Em volta de ambos, há um círculo branco com minicírculos ao redor contendo ícones que representam os riscos climáticos.

Riscos climáticos: como a tecnologia favorece as operações do agronegócio

Solicitar Orçamento